segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Levar a Arca para Jebus?

 Eu quero contar uma história para você. Se não quiseres ouvir não tem nada. Basta não ler. Você já ouviu falar da Arca da aliança de Deus? É possível que sim. Sobre este assunto é que os arqueólogos têm cavado Israel e lugares afins. Querem encontrar a arca. Não sei como estão estas investigações. Mas, a Arca da Aliança de Deus com Israel e, por transição, com todos nós é um objeto de grande significado.

 Em um tempo atrás, muito antes de David nascer, israelitas levaram a Arca para um campo de batalha, pensavam que assim teriam ajuda para vencer naquela guerra. Eles não estavam bem com Jeová. Perderam a batalha, a Arca foi capturada. Depois, os filisteus, que a capturaram, não puderam viver com ela em seu território. Tiveram que devolvê-la. Foram orientados a fazer isto em uma carroça nova,que seria puxada por vacas, que estivessem amamentando.Junto com a Arca, teriam de mandar esculturas em ouro maciço dos elementos que afligiram os filisteus, na estadia forçada da Arca, nas cidades deles. Porque diante dos danos a Arca ficou em várias cidades, até ser devolvida. A devolução foi algo de grande candura e comoção. Uma carroça nova, e vacas que foram separadas de seus bezerros, as esculturas  dos gerbos(roedores), dos tumores hemorróidais, esculpidos em ouro maciço, muitas esculturas. Ninguém precisava guiar a carroça, as vacas iriam levá-la. Senhores da Filistia, apenas, iriam acompanhar de longe, para garantir a entrega. As vacas foram sozinhas, puxando a carroça e pararam  em Betesemesh. Território de Israel. 

Mas, não foi possível ficar nesta localidade. As pessoas ficaram com comportamentos , é no possível dizer, inaceitáveis em relação a Arca, que resultou em muitas mortes. Então, foi levada para a casa de Abinadabe. Na casa deste homem, ficou por muitos anos e quem cuidava deste objeto sagrado era Uzá e Aió filhos de Abinadabe.

 Ora, quando a Arca chegou a Quiriate-Jearim, na casa de Abinadabe, Samuel ainda não era juiz em Israel. Lá ficou até Davi tornar-se rei e mudar-se para a Fortaleza de Jebus , monte Sião( onde é Jerusalém, hoje) Não me ligo muito em datas. Mas, dá para perceber. Pelos fatos históricos narrados, que se passaram muitos anos. 

Quando Saul tornou-se o primeiro rei de Israel , não se falava em Arca nem se fazia muita referência ao Deus de Israel. É importante lembrar que  quando o povo de Israel solicitou a Samuel, já profeta, que lhe providenciasse um rei humano, fica bem distinto onde estavam colocando as coisas sagradas daquela nação que era teocrática. 

O próprio Jeová disse a Samuel, quando este colocou a situação para ele: " Estão me rejeitando....faça o que estão pedindo, providenciem  rei para eles". Então, Saul, um jovem de família abastada da tribo de Benjamim é indicado pelo próprio Jeová e ungido  rei. Durante o governo de Saul, não há nenhuma consideração a Jeová nem as suas Coisas Sagradas em Israel.  

Mas, assim que Davi vai para um lugar, geograficamente seguro, em  Canaã, ele se lembra das coisas Sagradas do Deus de Israel. Resolve trazer a Arca, que está na casa de Abinadabe, para junto de si, no monte Sião. Aparentemente, o assessoramento dos sacerdotes e a reverência aos princípios de manuseio da Arca estão esquecidos ou desconsiderados. 

Davi se prepara para transladar a Arca da casa em Quiriate-Jearim, onde estava, havia muito tempo, para junto de si, na cidade de Davi, Fortaleza de Sião, antiga cidade dos jebuseus, depois, chamada Jerusalém (Ur'usalim). Como a Arca  vai ser transportada? Era um objeto sagrado e misterioso e muito excêntrico. Não era permitido a aproximação, nem o toque direto, somente os sacerdotes específicos poderiam fazer o transporte usando as varas específicas...tudo havia sido orientado por Deus Jeová a Moisés.

Naquele tempo, parece que ninguém sabia destas orientações. Foram fazer o transporte, conforme a orientação aos filisteus, na ocasião em que a devolveram.Talvez,  por isto ou porque não sabiam das varas de carregamento ou porque as varas foram perdidas/ roubadas na captura, não se sabe. 

Transportada em carroças novas e assessorada por homens; coisas desnecessárias, para um objeto de vida própria, absoluto, que aparentemente não estava funcionando como antes. Jeová fora alijado de Israel. Havia um rei humano. Que queria ter as coisas Sagradas, perto de si

Algo não estava certo. Então a carroça puxada por touros era comandada por um dos filhos de Abinadabe, o outro ia adiante, ao som de música e dança, Davi estava muito alegre, todos estavam felizes, quando houve um transtorno  dos animais ( animais vêem o que não vemos), que puxavam a carroça, os touros. ao chegar  perto da área da  eira  de Quindim, lugar de debulhaçao de grãos. Quase que a Arca caia.

 Uzá sentiu que podia protegê-la, esquecendo-se, completamente da seriedade daquele  objeto, estendeu a mão para segurá-la. Foi golpeado e morreu ali mesmo.  Cortejo parou. Silêncio. Davi se aborreceu. Ficou irado. Abinadabe perdera seu filho, houve uma brecha para Jeová entrar e causar disciplina. 

Davi  não gostou e teve medo de tudo aquilo. Não quis mais levar a Arca para Sião. Abinadabe  não tinha mais condições psicológicas de tê-la em sua casa. a Arca foi levada para a casa de Obede-Edom. Nesta casa tudo ficou muito bem. Muito amor, muita paz, prosperidade para a família de Obede e todos do lugar. 

Parece que a arca gostou de ir para lá. Jeová gostou de ir para casa de Obede-Edom.

Graça Nunes.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário