quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Tolerância 1



Cada tempo tem suas características.Nosso tempo é sem igual. Uma, entre as coisas que mais me preocupam, atualmente, é a questão da intolerância. Intolerância foi e tem sido desde muitos e muitos milênios a razão de desonra entre os humanos.Mas, ser tolerante requer informação, entendimento, compreensão e por fim aprendizado. Ninguém é realmente tolerante.Existem muitas coisas que colaboram para tolerar algo ou não tolerar.A tolerância não é neutra. É política e partidária.....O que nos fazemos comumente, é deixar "a banda passar" . Parece que é esta tolerância que tanto se quer....O que se quer, na verdade, nos tempos atuais, é que se faça vista grossa para muitas coisas, que não podem ser mudadas, nem explicadas...Será que é isto, mesmo?
Pode ser que seja. Tolerar é uma ação que é possível de ser refletida, portanto identificada, em ações verbais e não verbais. Exige muitas vezes ser tácito, condescender.Tolerar faz a pessoa tolerante, ser que tem tolerância. Tolerância consiste em indulgência; ser indulgente... Tolerância faz parte do comportamento de Deus, que tem sido tolerante. Podemos afirmar isto analisando os princípios divinos com as atitudes dos homens em ralação aos seus semelhantes, a natureza e em relação ao próprio Deus. Para com o sagrado. Mas, apesar de ser tolerante, o Criador não se  aparta de seus princípios e advertências. Os humanos são deixados viver como quiserem. Mas, não ficam desavisados que terão de colher dos frutos de suas ações.
Mas, em cada tempo, conforme estava me referindo no início, características são particulares partindo da filosofia de cada tempo. Singularidade que é determinante para garantir a cultura do tempo. Os costumes de cada era  são determinados pelo que se dispõe, pelo que se tem para ser utilizado ou consumido na ordem, na forma de viver. No nosso tempo a palavra tolerância faz parte do grupo de termos imperantes na conjuntura. Ser tolerante em relação a alguns aspectos está em evidência, sendo necessário, como sempre foi, muito mais agora por causa das demandas da sociedade global. Se vamos viver todos unidos. Não pode haver intolerâncias, no que se refere a costumes, etnias,  posição social, nacionalidade......e uma série  de aspectos relacionados com a boa convivência grupal no planeta. A sociedade é agora chamada de planetária, portanto muito diversa e  divergente.....Isto é um prelúdio da Paz e Segurança, estados ou estado social  tão almejado pelos humanos
Esta sociedade pacífica e segura da forma, do ponto de vista humano, talvez difira muito em conteúdo daquilo que o Criador quer, por achar melhor para a manutenção de sua criação. Os humanos são imperfeitos e não estão sozinhos no Universo. Agora que são como os deuses e sabem o que é bom e o que é mal; são capazes de identificar e aderir a maldade, considerando ser a maldade o melhor; a maldade é bondade porque o mal é bem...percebemos claramente isto na sociedade planetária atual...A tendência é sempre a maldade, mesmo com o desenvolvimento científico, com tanta informação, a maldade tem prevalecido. Com poucas exceções...  Nesse contexto tolerar pode não ter a discriminação que é necessária para excluir a maldade...Como é lei tolerar....tolera-se o mal; o mal é bem. Precisamos prestar mais atenção às chamadas contemporâneas, porque temos um Pai Eterno a quem faz-nos bem agradar e temos um  objetivo, um sonho coletivo  realizável de um mundo  melhor.....Deus é sempre cavalheiro. Respeitador.
Maria das Graças Pereira Nunes Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário