domingo, 25 de dezembro de 2016

Presepando.

Sei que Jesus não nasceu em Dezembro.Acho que esta festa é muito humana na forma .Devemos a ela e à Igreja Católica, a consideração à criança no Natal. O presépio é a característica do Natal na  consideração do crente, na forma mais humana de considerar a data. A figura do Jesus menino num "bercinho" improvisado é um gracinha. Presépio é uma mensagem muito doce. Lembro do presépio que se armava na igreja da Lapinha, Soledade foi o maior presépio que conheci  na infância. Depois do presépio de Joselita a nossa contadora de história, pequenino, mas abarrotado de coisinhas, que prendiam nossa atenção, lá no Freitas Henrique......E o presépio de Cotinha que terminava de ficar pronto em seis de janeiro, quando ela colocava os reis magos? Cotinha contava a história construindo o presépio e pedia que lêssemos o Evangelho de Lucas, e ia montado. Este presépio ficava num canto da sala da casinha de Cotinha , até um pouco antes do Carnaval, o bairro todo passava por lá, para ver e tomar um copinho de refresco de uva, comer um pedaço de bolo. Se não passava todo; uma grande parte, sua casinha ficava perto da feira do largo do Tamarindeiro....Seu Adauto, outro vizinho, homem super religioso, enchia o chão de sua casa de areia, muitos vasos com pitanga e seu presépio era muito bem organizado, tinha morrinhos(colinas da Judeia) e muitos bichinhos, ovelhinhas e burrinhos predominavam.....Eu nem sabia  muita coisa da Bìblia ainda mas, a Judeia parecia tão familiar uma terra conhecida e próxima. Lembrei de tanta coisa hoje logo cedo,...mil e umas histórias de meu começo de vida, minha vida passou  diante de mim...Os natais que me lembrei....Ai,aiuiiiiiii!!!!!! Pura emoção..
Graça.
 





               Imagem de Rotary Club de Curitiba Oeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário