sexta-feira, 21 de julho de 2017

Atrás da Porta 1


Quando criança vizinhos protestantes me diziam:"O Diabo está atrás das portas da Igreja Católica" eu e vovó enquanto ela podia juntas à missa.Passei a olhar, com certo receio atrás das portas da igreja, para ver se era verdade.Eu tinha apenas cinco anos e conhecia a figura do Diabo dos livros da catequese, figura amedrontadora....Não havia nada, somente as imagens dos santos das igrejas que haviam sido tiradas dos altares, na época, começo dos anos sessenta a igreja Católica revolucionada. Não ver o Diabo atrás da porta da igreja me dava certo alívio....Mas, os filhos dos protestantes, crianças como eu, me diziam:" Bem ,pode não estar atrás das portas desta capelinha, é pequena , pouca gente, pode estar atrás das portas de outras. Quando estive na Igreja de São judas Tadeu, das imediações, maior que a anterior, aproveitei para espiar. Nada, a não ser vestuários dos clérigos, castiçais, imagens etc.Senti-me aliviada. Continuei a pesquisa. Igreja de São Francisco. Nada. N.Sra. da Conceição, Soledade, Sto Antonio da Barra; nada. Onde eu fosse naquele período, igreja, eu verificava e nada.Ai um menino desses meninos impossíveis que existem até hoje, sempre assistindo as demandas, um dia estudávamos todos na Igreja Batista, uma escolinha confessional; este menino resolveu ir fazer vistoria atrás da porta da igreja batista e por peraltice de criança, deu um tremendo grito e correu pela igreja aos gritos e aos saltos:" Ele está lá,ele está lá!!!!!!!!!"". profa. Valdice a sensora, todos se assustaram e procuraram saber: "Quem?!!!" "Onde??!!!!".O menininho vermelho e engasgado, tomado de medo disse com grande dificuldade: " Ele, o mau,....(soluço) o denabo...." Corri trêmula para verificar, deixando para trás as labutas com o coleguinha e fui olhando porta por porta, coração aos pinotes, então era naquela igreja que ele estava? Nada....Parei e pensei. Mentira. Tudo mentira e procurei aquietar meu coração....Contei para vovó em casa todo o ocorrido e ela pensou um pouco e disse: "cada pessoa só acha o que procura, ver o que quer. Não se encafife com isto; esqueça essas coisas.......A possibilidade de achar Satanás atrás das portas da igrejas, hoje é remota tenho outra ideia deste ser. Mas, a história é esta e acho muito interessante, por mim mesma....
Collet Zolah
Resultado de imagem para diabo atrás da porta
Imagem de portugalcaramba.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário