sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Morcegos em minha vida.

Conheço muito bem morcegos. Quando eu cheguei  nesta terra , eles já estavam há muito mais tempo e eu não sabia deste fato. Algum tempo atrás, aqui em casa, quando eu subia para dormir, os morcegos já tinham ido viver. Eles passavam o dia dentro das falhas escuras da parede, perto telhado. Quando a noite chegava eles acordavam e saiam; eu dormia e, por algumas vezes, acordada , vi suas silhuetas sobrevoando o quarto, quando o dia estava para clarear. Quando subia a alva eles já tinham se escondido. Morcego gosta de escuridão.Eles entravam e saiam pela abertura entre a parede e o telhado. Nunca me preocupei com eles. Nunca me atacaram, não me incomodavam.Entravam saiam as vezes sem serem percebidos.Passavam o dia intocados aqui e saiam após o anoitecer, silenciosos, que eu nem via. Nossos horários de atividade eram diferentes. Suas marcas eram retiradas por Zélia minha ajudante, ela dizia fecha as frestas; eles entram por estas aberturas. São perigosos. Para mim pouco importava. Era algo inusitado, conviver com seres de asas exóticas e tão acomodados.Eles me respeitavam o tempo todo.Não lembro quando se corrigiu as falhas . Eles deixaram de entrar, não tinha mais por onde. Mas, se eu chegasse na janela a noite; podia vê-los, na penumbra. Estavam lá fora, planando por cima dos arbustos, entre as bananeiras, nas árvores, em busca de flores e de frutas para comer. Eram frugíferos. Não os vi mais. A claridade noturna aumentou.Eles amam escuridão total. Gostam só de luz da Lua.Mas, nesses últimos tempos eu soube de algo preocupante.Em Cassange, localidade desta cidade, morcegos estavam atacando animais. Ainda não sei se foi verdade.
Imagem de google.com
Maria Nunes Oliveira.
Resultado de imagem para morcego
https://animalbusiness.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Bat-USFWS-800x625.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário