sábado, 20 de junho de 2020

Festas de Junho. São João.

Entre as culturais Festas de Junho. São João pretende homenagear João o Batizador, primo de Jesus, Filho de Zacarias, um sacerdote levita e Elizabeth (Isabel). Este João era contemporâneo de Jesus, seis meses mais velho, nascido nas colinas da Judéia, em uma localidade remota da Judéia, escapou do infanticídio em  Belém. João não fora discípulo de Jesus, começou um trabalho anterior ao de Jesus e Jesus foi a ele para ser batizado, no Jordão território do ministério de João Batista, para onde afluíam as pessoas necessitadas de atenção espiritual.Essas pessoas vinham de muitas  e diversas localidades de Israel e cercanias. Depois de ter completado trinta anos, João teve sua cabeça cortada, em pleno aniversário do Rei Herodes, em Israel. João não escreveu nada.Um homem dissociado do Sistema Religioso Judaico, tinha uma filosofia de vida "fora da caixa", era levita  mas, não era sacerdote de templo.O resto é lenda. 
DE ARTE EM ARTE : PINTURAS DE SÃO JOÃO BATISTA - SANTO E PROFETA ...
Imagem de google.com. João Batista.Tela de Leonardo Da Vinci

A lenda diz, e nisto se baseia o costume das festas, que no dia em que João nasceu, seu pai acendeu fogueira, os vizinhos festejaram. Acredito que pode haver regozijo sim, devido a situação do casal. Zacarias, pai de João e Elisabeth sua esposa já eram idoso quando ela engravidou e parece que não foi uma gravidez muito tranquila. O livro bíblico de Lucas diz que ela, Elisabeth precisou ficar afastada. Então, é possível  que não tenha sido tão fácil para ela a gestação e que a expectativa  fosse: concluiria Elisabeth a sua gravidez? Sendo dessa forma, quando a criança nasceu e  ela continuou viva após ter  dado a luz, isto levasse a grande jubilo por  Zacarias o pai da criança, pela própria Elisabeth e amigos que acompanharam o processo. João foi uma criança muito desejada.Os festejos podem  ter sido realidade. Mas, o relato bíblico não diz esta parte.

A História do Nascimento de João, o Batizador.

No relato de Lucas, no Evangelho atribuído a ele, que leva o seu nome, está registrado que o nascimento de João foi de forma miraculosa, fenomenal. O relato deste nascimento começa referindo-se ao casal, país de João, quem eram eles. Zacarias, que era um sacerdote, que prestava serviços em uma divisão sacerdotal, cujo chefe era Abias. Elisabeth,  esposa de Zacarias era uma das filhas de Arão .Numa ocasião em que Zacarias, estava no seu turno de serviço  no templo, porque  e estava encarregado de incensar o Santo, um espaço dentro do templo, que antecedia o "Santíssimo", outro espaço , mais recôndito, onde estava a Arca da Aliança e  só entrava no "Santíssimo", o Sumo Sacerdote. Supõe-se então que,  Zacarias era um sacerdote menor, O sacerdócio judaico era  um sistema hierarquizado(continua)
Maria Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário